Força-tarefa que envolve Estado e município também atua para garantir redução de casos de covid-19 na região
Postado em: 17/02/2021
A força-tarefa integrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Gabinete Militar do Governador / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a Prefeitura Municipal de Coromandel apresentou, nesta terça (16/2), as medidas na cidade para o enfrentamento à covid-19.
As duas frentes de ações em Coromandel serão dedicadas à redução de casos e ao reforço da capacidade assistencial aos pacientes. Para diminuir o número de pessoas doentes, o secretário de Saúde de Minas Gerais, médico Carlos Eduardo Amaral, disse que o distanciamento é uma das formas de reduzir o número de casos. “Ou nós temos um distanciamento mais efetivo, ou os casos vão seguir a ordem da epidemia, da transmissão do vírus e não o controle da gestão", afirmou, durante coletiva à imprensa.
Outra ação traçada é o reforço da capacidade assistencial. Em Minas Gerais, o Governo do Estado, por meio da SES-MG, ampliou a oferta de 2.072 para 4.057 leitos de UTI e, nos leitos de enfermaria, de 11.625 para 20.878.
A meta, agora, do município e do Estado, é buscar melhoria assistencial a curto prazo. Uma forma rápida para ampliação de leitos, por exemplo, é transferência de pacientes, que vem sendo realizada desde a última semana. “Isso é de longe uma das ações mais efetivas quando temos pacientes graves. Ninguém consegue abrir leitos imediatamente”, explicou o secretário, Segundo Amaral, a SES-MG também está em articulação com a secretaria da Presidência para ampliar a capacidade assistencial da região.
Polícia Militar
Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com médicos intensivista (1) e infectologista (1), enfermeiros (2), fisioterapeutas (2) e técnico de enfermagem chegou a Coromandel nesta terça-feira (16/2). Os profissionais vão permanecer na cidade por 48 horas, sendo substituídos por outra equipe até a estabilização da crise.
Além do apoio assistencial, a Polícia Militar irá reforçar a fiscalização na cidade, tendo em vista que a prefeitura municipal decretou, para o período de 16 a 23/2, "restrição provisória da circulação de pessoas”, com barreira sanitária em todas as entradas e saídas do perímetro urbano da cidade.
"Considerando o decreto elaborado pela prefeitura, já fizemos um planejamento para reforçar o policiamento em Coromandel e apoiar a prefeitura em suas ações de distanciamento social. A Polícia Militar irá utilizar sirenes, viaturas, dará orientações via megafone para conscientizar as pessoas a ficarem em casa e, ainda, apoiará nas barreiras sanitárias para evitar a circulação das pessoas e, por consequência, a disseminação do vírus", detalhou Tenente Coronel Caixeta, que apresentou as ações da PMMG durante a coletiva.
Samu
A operação de transferência de pacientes com covid-19, da macrorregião Triângulo do Norte, está sendo realizada também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Samu atuou com o apoio das ambulâncias em solo e tem realizado: o trajeto do aeroporto aos hospitais com a tripulação das aeronaves; fornecimento de insumos, medicamentos e equipamentos; além da disponibilização de equipe para fazer a desinfecção das aeronaves após os procedimentos.
Corpo de Bombeiros
Desde 8/2, o Corpo de Bombeiros também vem apoiando a SES-MG na transferência de pacientes das cidades de Coromandel e Monte Carmelo, por meio do empenho das aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida- SAAV-MG. Estão sendo usados helicópteros e avião com equipe médica do Samu e empresa terceirizada contratada, além de bombeiros preparados para resposta a desastres.
Foram mobilizados oficiais da corporação para ajudar na montagem do Posto de Comando no Hospital e estabelecimento do Sistema de Comando de Operações para auxiliar no gerenciamento das ações envolvendo diversos órgãos e profissionais que atuam na resposta emergencial à região.
Está previsto treinamento para que a Polícia Militar possa apoiar no transporte aéreo de pacientes covid-19, minimizando os riscos à saúde dos envolvidos. Também será providenciado apoio na desinfecção das aeronaves utilizadas.
O Corpo de Bombeiros ainda mantém em nível central, junto à Sala de Situação da SES-MG, o acompanhamento dos dados relacionados à covid-19, para reunir indicadores que auxiliem na tomada de decisão do Estado diante do cenário atual.
Gabinete Militar e Defesa Civil
Por sua competência na gestão de situações adversas, como desastres e situações de calamidade pública, o Gabinete Militar do Governador (GMG) / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também integra a força-tarefa em Coromandel. A equipe tem atuado no planejamento e apoio operacional.
"A Cedec oferece sua experiência, em conjunto com demais órgãos e entidades envolvidos nesta força-tarefa, para a utilização da ferramenta chamada Sistema de Comando de Operações (SCO). A metodologia fundamenta-se na assessoria técnica e suporte às equipes de saúde empenhadas no local, para a instalação de um gabinete de gestão de crise e alocação eficiente e eficaz dos recursos disponíveis”, explicou o chefe do GMG e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques.
Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVelha conhecida da PM é presa após furtar lojas na região central de Patrocínio
7ª rodada do Campeonato Amador Unificado de Patrocínio começa no final de semana
Carreta do Hospital do Câncer de Patrocínio realiza mamografias gratuitas no ABC Paulista
Operação Carga Pesada: com prisão em Uberaba, GAECO cumpre todos os mandados previstos