Por André Luiz Costa | Módulo FM com Comunicação RCM - Foto: Sebrae
Postado em: 17/01/2025
A Região do Cerrado Mineiro registrou um crescimento de 160% na certificação de origem em 2024, com o volume de sacas certificadas saltando de 115 mil em 2023 para 300.500 este ano. Reconhecida por sua excelência em cafés de origem controlada, a região se destacou com novas políticas de rastreabilidade e controle de qualidade, consolidando sua posição no mercado global.
Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, atribuiu o resultado às inovações implementadas, como a certificação de cafés em bica corrida e o envio automático de certificados aos compradores. "Estamos felizes com o resultado, que comprova o sucesso das nossas ações para entregar um produto diferenciado", afirmou.
Segundo Gláucio de Castro, presidente da Federação, em 2024 teve início a implantação da nova política de Denominação de Origem da RCM. Essa mudança abriu oportunidades para que todas as cooperativas e armazéns credenciados do sistema lacrassem seus cafés e identificassem o produto da região. "Foi a melhor alternativa encontrada para aumentar a visibilidade do café de qualidade produzido na Região do Cerrado Mineiro e o trabalho que nosso produtor faz”, explica.
Em 2024, a campanha "A verdade é rastreável" reforçou a autenticidade do selo Cerrado Mineiro, combatendo o uso indevido da denominação e ampliando o reconhecimento internacional. Os cafés certificados foram exportados para países como Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Com condições climáticas ideais e rigor nos processos de certificação, a Região do Cerrado Mineiro mantém sua liderança como referência mundial na produção de cafés especiais, destacando-se em mercados exigentes e promovendo o café brasileiro como sinônimo de qualidade e sustentabilidade.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramExpocacer lança café especial de dezembro produzido na Fazenda Três Meninas
Município propõe dispensar alvará para atividades de baixo risco
Rede estadual de Minas Gerais adotará modelo trimestral a partir de 2026
Finalistas do Campeonato de Integração Rural de Patrocínio serão conhecidos neste domingo
Acidente na BR-365 deixa dois feridos próximo a Santana de Patos