Seguro está com cobrança suspensa desde 2021
Postado em: 16/11/2023
O DPVAT, seguro obrigatório pago por donos de veículos, está com a cobrança suspensa desde 2021. O pagamento do seguro está previsto em lei. Ele usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito e pode voltar a ser cobrado no ano que vem.
O Governo Federal já apresentou à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei Complementar para garantir a retomada da cobrança a partir de 1º de janeiro de 2024. O projeto prevê que a Caixa continue responsável pela gestão dos recursos do DPVAT, que, pelo texto, será rebatizado e ganhará o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, e a sigla passa a ser SPVAT.
Segundo o governo, os recursos excedentes, que permitiram a suspensão da cobrança nos últimos anos, acabaram e a retomada da cobrança é necessária para manter os pagamentos ao longo do ano que vem.
Os valores do prêmio e das indenizações do SPVAT ainda não foram definidos, mas já se sabe que, caso aprovado, o licenciamento de veículos voltará a ser condicionado ao pagamento do valor do seguro, como era antes Ou seja, o motorista que não pagar o SPVAT não vai poder licenciar o veículo e ficará com a documentação irregular – ficando sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito.
No último ano em que foi cobrado, em 2020, o DPVAT custou R$ 5,23 para carros de passeio e R$ 12,30 para motos. O DPVAT, seguro obrigatório pago por donos de veículos, está com a cobrança suspensa desde 2021.
Agência Rádio 2
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMP recomenda que Prefeitura de Patrocínio suspenda recolhimento de animais comunitários
Expocacer lança café especial de dezembro produzido na Fazenda Três Meninas
Município propõe dispensar alvará para atividades de baixo risco
Rede estadual de Minas Gerais adotará modelo trimestral a partir de 2026