Cientista político explica que se trata apenas de uma questão conceitual. Foto: Agência Brasil
Postado em: 12/11/2020
O cientista político Felipe Nunes explica que a diferença entre voto em branco e voto nulo está apenas no conceito. O eleitor pode optar pelas opções quando não deseja votar em nenhum dos candidatos concorrentes.
“O voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não existe, como por exemplo, o 00 ou o 99. Tem muita gente que acredita na ideia de que se o número de votos nulos for maior do que a soma dos votos absolutos a eleição seria cancelada, o que não é verdade. A lei eleitoral é muito clara, e o eleito tem que ter a maioria dos votos válidos” explica Nunes.
De acordo com o cientista político, o voto branco representa uma pessoa que não quer votar em ninguém e escolhe essa opção. “A confusão é que antes de 1988 os votos brancos eram computados para o vencedor da eleição. Aquele que tivesse mais votos tinha os votos brancos somados, mas depois da Constituição de 1988 ele passou a ser contabilizado como nulo” informa Felipe Nunes.
Os eleitores que participarem da votação no próximo domingo (15/11) devem realizar duas operações na urna; a primeira para escolha do prefeito com dois dígitos, e a segunda para vereador com cinco dígitos.
Vídeo da Amirt explica diferença entre os votos nulos e brancos
Daniel Henrique/Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCarreta do Hospital do Câncer de Patrocínio realiza mamografias gratuitas no ABC Paulista
Operação Carga Pesada: com prisão em Uberaba, GAECO cumpre todos os mandados previstos
2ª etapa da Jornada Científica marca despedida do juiz Serlon Silva Santos em Patrocínio
Estado realiza operação contra facções na penitenciária de Patrocínio
Patrocinense estreia com derrota no triangular final do Módulo II