Por Juliano Resende
Postado em: 10/11/2023
Uma moradora de Patrocínio procurou a redação da Rádio Módulo para fazer uma denúncia importante que visa alertar os moradores da cidade sobre uma prática criminosa. Golpistas estão utilizando perfis falsos no Facebook e no WhatsApp para divulgar falsos aluguéis de casas, geralmente com valores entre R$ 700,00 e R$ 850,00.
A estratégia dos estelionatários é atrair vítimas oferecendo valores abaixo do mercado, solicitando o pagamento adiantado do depósito do aluguel sob a justificativa de garantir a reserva do imóvel. Muitas pessoas têm caído na armadilha, atraídas pelo preço aparentemente acessível.
Os criminosos realizam anúncios falsos em redes sociais e aplicativos de compra e venda, explorando a alta demanda por moradias mais acessíveis na região. Para tornar a oferta mais atrativa, utilizam fotos de casas espaçosas e bem localizadas, frequentemente obtidas ilegalmente da internet ou clonadas de outros anúncios legítimos.
O golpe se desenrola através de negociações por telefone e WhatsApp, onde os estelionatários convencem as vítimas por meio de fotos e vídeos da suposta propriedade. Alegando negociar diretamente com o proprietário, sem intermediação de imobiliárias, eles conseguem persuadir as vítimas com preços abaixo do mercado.
Ao serem questionados sobre os preços atrativos, os golpistas alegam a existência de outros interessados e a urgência na decisão, pressionando as vítimas a realizar um depósito de garantia. Infelizmente, muitas descobrem o golpe apenas quando chegam ao local e percebem que o imóvel alugado não existe ou já está ocupado por outra pessoa.
As autoridades policiais alertam a população para desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do praticado no mercado. Recomendam, ainda, que, ao negociar um aluguel, os interessados exijam comprovantes de propriedade, como fotos do carnê do IPTU, contas de água e luz. Além disso, é aconselhável visitar o local ou solicitar a alguém de confiança para verificar a existência do imóvel.
Diante dessas circunstâncias, é crucial que as pessoas evitem antecipar pagamentos por transferência ou depósito bancário. Recomenda-se que o pagamento seja efetuado apenas mediante a entrega das chaves, garantindo maior segurança nas transações imobiliárias.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto