.
Postado em: 24/03/2022
Recentemente a população de Patrocínio estranhou a mudança repentina de temperatura, pontuando até possibilidade de ser uma frente fria na região, visto as geadas ocorridas no ano passado, muitos produtores ficaram preocupados. Por isso, para esclarecer à população o que vem ocorrendo na região, a reportagem da Módulo FM entrou em contato com a Prof.ª Marisa Diniz Gonçalves, mestre em Geografia e especialista em geoprocessamento do UNICERP, que explicou o motivo da redução da temperatura.
Conforme informações da professora, mapas e imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não há, no momento, nenhuma indicação de deslocamento do massa de ar frio para a nossa região.
“Já passou uma massa de ar frio e agora ela está no oceano, na altura do estado do Espírito Santo, portanto, ela não nos influenciará mais. Há no Uruguai uma pequena massa de ar frio, mas ela é pequena e provavelmente não chega. Ela está sobre o oceano e para chegar até Minas tem que entrar pelo Rio Grande do Sul e não há indicação nenhuma disso”, afirmou.
A Prof.ª Mestre Marisa Diniz Gonçalves pontuou que o que pode ser observado é o início do Outono, neste último domingo (20), onde as temperaturas tendem a baixar, tanto na máxima quanto na mínima.
“Mas não é um processo rápido, é de uma forma mais lenta. Agora sempre pode acontecer algumas situações extremas, mas, no momento, não há indicação nenhuma para uma a queda brusca de temperatura não. O tempo está bem estável”, concluiu.
O outono iniciou neste domingo (20) às 12h33, no horário de Brasília. Este horário específico é o momento em que o sol ilumina a superfície do planeta de forma igual no hemisfério Sul e Norte, por isso o nome de Equinócio - do Latim, noites iguais. A partir deste momento, os dias começam a ficar cada vez menores ao passo que vamos caminhando para o inverno.
Segundo dados do Agrotempo, nas projeções mais recentes, as condições seguem fortes para La Niña durante todo o outono, 64% de chances de permanência, migrando de forma muito gradual e lenta para a Neutralidade climática entre Julho e Junho já na entrada do inverno.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Agrotempo
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCarreta do Hospital do Câncer de Patrocínio realiza mamografias gratuitas no ABC Paulista
Operação Carga Pesada: com prisão em Uberaba, GAECO cumpre todos os mandados previstos
2ª etapa da Jornada Científica marca despedida do juiz Serlon Silva Santos em Patrocínio
Estado realiza operação contra facções na penitenciária de Patrocínio
Patrocinense estreia com derrota no triangular final do Módulo II