Por Juliano Resende
Postado em: 29/11/2022
Por detrás dos cadeados e grades da Penitenciária de Patrocínio acontece o plantio de verduras e hortaliças para serem doadas a instituições assistenciais do município. Do plantio até a colheita o cuidado é realizado por internos. Eles têm direito de remir sua pena através do trabalho, sendo que a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido do tempo total da condenação.
Nesta semana as doações de verduras e hortaliças foram realizadas para quatro instituições: Hospital do Câncer, Creche Irmã Maximiliana, Centro Educacional Santo Antônio e Acolhimento Referenciado à Criança e Adolescente (Arca).
As verduras e legumes fresquinhos são cultivados por detentos de todo o Estado e chegam semanalmente à mesa de quem mais precisa. Desde o início deste ano, já foram doados 98.937 kg de hortaliças por 49 unidades prisionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
Várias outras ações são desenvolvidas na unidade prisional visando a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, explica que esse resultado é fruto do trabalho de uma Polícia Penal que está cada vez mais próxima da sociedade, com ações de compromisso social, sustentabilidade e participação comunitária. “Os presos recebem qualificação profissional para o trabalho na agricultura, os terrenos cultiváveis nas áreas das unidades prisionais tornam-se produtivos, sem custos para o Estado, e as comunidades necessitadas são beneficiadas. Estamos trabalhando para ir além dos muros e fortalecer a instituição”, ressalta o diretor-geral.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCom várias mudanças, Campeonato Rural de Patrocínio deve começar no fim de setembro
Mãe e padrasto são indiciados por feminicídio de menina de 4 anos em São Gotardo
Incêndio atinge residência e mobiliza Corpo de Bombeiros em Patrocínio
Nota de Falecimento: Fátima Custódia de Menezes (Tia Fátima), aos 69 anos
Nota de Falecimento: Neusa Rodrigues de Oliveira (Alvina), aos 89 anos