Por André Luiz Costa com Agência Minas
Postado em: 01/11/2025
A partir deste sábado (1º), entra em vigor em todo o estado de Minas Gerais o período de piracema, quando ficam restritas as atividades de pesca para proteger os peixes nativos durante a reprodução.
O defeso segue até 28 de fevereiro de 2026 e tem como objetivo garantir a preservação das espécies que sobem os rios em direção às cabeceiras para desovar.
Durante o período, está proibida a captura de peixes nativos. Só é permitida a pesca de espécies exóticas ou híbridas — introduzidas artificialmente em outros ecossistemas — com limite de até 3 quilos por dia, mais um exemplar.
A pesca deve respeitar as áreas e distâncias mínimas definidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), especialmente próximas a confluências, barragens, lagoas e represas.
Equipamentos como linha de mão, vara, caniço, carretilha ou molinete estão liberados, mas o uso de redes e outros instrumentos de captura coletiva segue proibido. É obrigatório portar a carteira de pesca atualizada emitida pelo site do IEF.
Comerciantes, frigoríficos, peixarias, colônias, associações de pescadores e estabelecimentos que armazenem peixes também precisam informar seus estoques ao IEF até quarta-feira (5), por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI-MG).
Abaixo, ciclo reprodutivo dos peixes - Semad / Divulgação
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramRede estadual de Minas Gerais adotará modelo trimestral a partir de 2026
Finalistas do Campeonato de Integração Rural de Patrocínio serão conhecidos neste domingo
Acidente na BR-365 deixa dois feridos próximo a Santana de Patos
Nota de Falecimento: Antônio Rodrigues Ferreira, aos 82 anos
Definidos os adversários do Brasil na Copa 2026; seleção estreia em 13 de junho