Ascom ALMG
Postado em: 09/05/2025
Foi aprovado em 2º turno, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 3.503/25, que concede reajuste de 5,26% aos servidores da educação básica do Estado. A votação ocorreu em reunião extraordinária nesta semana.
O reajuste aprovado para os vencimentos das carreiras, de cargos comissionados e gratificações de funções da educação básica têm efeitos retroativos ao dia 1º de janeiro deste ano.
O índice de 5,26% vai ser aplicado para todas as carreiras da educação básica, os cargos de provimento em comissão de diretor e de secretário de escola e as gratificações de função de vice-diretor, de coordenador de escola e de coordenador de Posto de Educação Continuada.
O reajuste vai beneficiar, ainda, os servidores inativos e pensionistas que fazem jus à paridade e os contratados temporariamente com atribuições análogas.
Salário-mínimo para servidoras ASB
Durante a votação do PL 3.503/35, foram apresentadas 4 emendas ao projeto, sendo que apenas uma delas conseguiu aprovação.
A Proposta de Emenda nº 4, construída de forma coletiva entre parlamentares da oposição e da base do governo, garante o pagamento de salário-mínimo para o cargo de Auxiliares de Serviço da Educação Básica (ASB). Essas profissionais compõem o quadro de cantineiras e faxineiras das escolas da rede estadual.
"Nós queríamos que fosse uma emenda que contemplasse todas as carreiras do funcionalismo", lamentou a deputada Beatriz Cerqueira (PT) ao apresentar a proposta. Ela lembrou que diversas catagorias têm tido seu direito constitucional ao salário mínimo violado e que o tema foi objeto de audiência pública recente na ALMG.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVelha conhecida da PM é presa após furtar lojas na região central de Patrocínio
7ª rodada do Campeonato Amador Unificado de Patrocínio começa no final de semana
Carreta do Hospital do Câncer de Patrocínio realiza mamografias gratuitas no ABC Paulista
Operação Carga Pesada: com prisão em Uberaba, GAECO cumpre todos os mandados previstos