CAPS AD III e CAPS II promovem práticas integrativas e oficinas terapêuticas para reforçar o cuidado humanizado e combater preconceitos sobre saúde mental
Postado em: 20/05/2024
No dia 18 de maio, é celebrado o Movimento da Luta Antimanicomial, que batalha pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Em alusão a essa data, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos CAPS AD III e CAPS II de Patrocínio, realizou atividades.
As equipes dos CAPS ofereceram aos seus pacientes Práticas Integrativas Complementares (PICS), incluindo atividades coletivas, assembleias, oficinas terapêuticas temáticas e matriciamento entre profissionais da rede de atenção psicossocial. Essas atividades visam compartilhar e produzir conhecimentos, reflexões e práticas que defendam políticas públicas focadas no cuidado humanizado e em liberdade, rompendo barreiras e preconceitos sobre saúde mental.
A luta antimanicomial é um movimento que defende o direito das pessoas com transtornos mentais de serem tratadas com dignidade e respeito, fora dos manicômios. Esse movimento surgiu para combater o isolamento e a violação de direitos humanos que eram comuns nas instituições psiquiátricas. Ele promove a ideia de que o cuidado em liberdade, a inclusão social e o acesso a serviços de saúde mental comunitários e humanizados são fundamentais para o bem-estar das pessoas com sofrimento mental.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom / PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramExpocacer lança café especial de dezembro produzido na Fazenda Três Meninas
Município propõe dispensar alvará para atividades de baixo risco
Rede estadual de Minas Gerais adotará modelo trimestral a partir de 2026
Finalistas do Campeonato de Integração Rural de Patrocínio serão conhecidos neste domingo