.
Postado em: 20/12/2022
A partir desta segunda-feira (19), profissionais de Saúde dos 853 municípios mineiros poderão aplicar a vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades. A vacinação desse grupo deverá ser realizada considerando apenas as doses disponíveis nos municípios, buscando evitar a perda de vacinas.
A recomendação para a ampliação do público-alvo foi divulgada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.071, de 16/12/2022. Até então, a vacina era destinada apenas para crianças desta faixa-etária, mas que possuem comorbidades.
A disponibilização de novas doses aos municípios depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Desse modo, é fundamental que as prefeituras realizem o planejamento e execução da vacinação, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente uma vez que ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para o estado.
O imunizante a ser utilizado é Pfizer-BioNTech e será aplicado de maneira escalonada, conforme os seguintes os critérios de prioridade:
Para esta faixa-etária, o esquema primário da vacina contra a covid-19 Pfizer-BioNTech será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (um mês) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas (dois meses) após a segunda dose.
No entanto, mesmo com a ampliação, deve ser assegurada a guarda de doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a vacinação (D2 + D3).
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramDe olho na segunda vitória no Módulo II, CAP enfrenta o Uberaba nesta noite em Patrocínio
Sancionada lei que proíbe fogos de artifício com estampido no perímetro urbano de Patrocínio
Nota de Falecimento: Claudio Antônio Pires Godoy, aos 41 anos
Com lei sancionada, Patrocínio terá divulgação online da lista de medicamentos da rede pública